quinta-feira, março 02, 2006

Os cinco principios do taekwondo



O meu treinador Joaquim Peixoto e o Pedro Póvoa medalha de ouro no campeonato Europeu de 2004


Este fim de semana dia 5 de Março vou participar de um torneio em Lisboa.
Será mais precisamente em Odivelas.


1º-YE UI - Cortesia
2º-YOM CHI - Integridade
3º-IN NAE - Perseverança
4º-GUK GI - Auto-Domínio
5º-BAEKJUL BOOLGOOL - Espírito Indomável


A Cortesia: (YE UI), é mais do que um princípio do Taekwondo, é um princípio de vida, que deve estar sempre presente nas relações do praticante com os outros.

A integridade (YOM CHI) passa por fazer no dia a dia aquilo que está correcto numa perspectiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas acções.


A Perseverança :(IN NAE),o praticante deve a todo o momento ser capaz de dizer ?vou conseguir mais?, superando a cada momento as suas limitações e dificuldades.
Nunca deve desistir perante os obstáculos, encarando cada dificuldade como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe em si. Apenas deste modo conseguirá evoluir.


Auto-Domínio:(GUK GI), a capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de a controlar.
O praticante de Taekwondo é treinado para reagir a qualquer momento com elevados níveis de eficiência e eficácia. No entanto, deve ser capaz de controlar essa reacção sempre que necessário.


Espírito Indomável: (BAEKJUL BOOLGOOL), O praticante deve desenvolver o seu espírito como uma arma capaz de o motivar na perseguição dos seus objectivos.
Uma pessoa com um espírito forte deve em qualquer circunstância manter a via escolhida sem hesitações e sem receios, lutando até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida.


13 comentários:

Madame Butterfly disse...

gostava de fazer taekondo :P **

Madame Butterfly disse...

vou votar :P:P **

Conceição Paulino disse...

Que belos princípios para a vida. Cumprindo-os não só cuidas de ti como dos outros ao teu redor.Bjocas e bom f.s

Nilson Barcelli disse...

O que tu já sabes como praticante de Taekwondo.
E tudo coisas importantes para a vida.
Os meus filhos também foram praticantes de uma outra arte que não me lembro bem o nome (Taikybudo ???), mas desistiram quando tinha 12 ou 13 anos. Mas, mesmo assim, aprenderam muitas coisas boas e agora são bons rapazes...
E tu também vias ser boa rapariga e mulher (eu sei...).
Beijinhos querida amiguinha e bom fim-de-semana.

maresia_mar disse...

Olá
boa sorte para o teu torneio. Bjhs e bom fds

Fragmentos Betty Martins disse...

Olá minha querida

Obrigada , porque aprendi muito com a tua explicação sobre esta "arte" Taekwondo que eu gostava muito de praticar se tivesse tempo.

Beijinhos cheios de ternura

Bom fim de semana

Avó do Miau disse...

Voltei para ver os novos artigos e desejar um bom fim-de-semana.
Daniela.

margusta disse...

Gostei de ler os principios...qualquer dia ainda vamos ter uma medalha de ouro ganha por ti!

Beijinhos minha linda e bom fim de semana e que tudo corra bem no torneio.

margusta disse...

Minha querida,
...e não é mesmo que já ganhas-te uma medalha de ouro!!! Já fui espreitar o post...PaRABENS Dread!!!

Å®t Øf £övë disse...

Dread,
Esses cinco principios do desporto que praticas vão servir-te para a vida.
Continua a praticar desporto porque não só te vai fazer bem ao fisico, como vai fazer de ti uma grande mulher.
Boa semana.
Beijinhos.

Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! disse...

Já tinha cá estado pelo blog da Kinha, mas voltei para te deixar um beijinho, agora foi a tia que me lembrou.

Conceição Paulino disse...

Beijinhos minha querida :)

Anónimo disse...

ja vi que es uma campea do taekwondo...parabens!
tb pratico essa arte e se tens o "vicio" (kmu kuaze td a gente do taekwondo)de estar em combate com as maos em baixo...=/ deixa disso!! maos sempre em cima, la diz o meu mestre que tb eh amigo do Pedro Povoa ( Nuno Antunes , 3ºDan)..lool.
Fica bem e boa sorte para os proximos torneios.